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Sete perguntas...
Sete perguntas...

Sete perguntas que todo o russelita tem que responder, 

 

Respondidas !

 

Em primeiro lugar, chamar Tjs de "Russelitas", é 

 

um ato agressivo e denota antipatia por parte dos 

 

que o usam, visto que o nome jurídico do grupo é 

 

reconhecidamente "testemunhas de Jeová". 

 

Realmente não é conduta de quem se diz cristão 

 

se utilizar de tal termo para se referir as TJs. Se as 

 

Tjs fossem realmente "russelitas", não teriam  

 

mudado uma vírgula do que Charles Russel disse, 

 

ao contrário disso, muita coisa mudou na 

 

organização desde a época dele, não se usam os 

 

seus livros mais, e até citações do nome dele são 

 

raras na organização. Portanto esse tipo de 

 

referência é baixa e falsa.

 


Mas vamos as respostas:

 

 

1. Quem é que estava dentro da Sarça Ardente? (Êxodo 3)

 

Quem apareceu a Moisés foram anjos que representavam a YHWH. Serem estes tratados como "Deus" no texto não prova que eram Deus, pois Deus confere autoridade em outros relatos para que anjos e até pessoas se apresentem com a sua autoridade. O próprio Moisés "foi feito Deus" para representar YHWH perante o faraó. Êxodo 7:1

Note ainda:
"A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? A este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça."
Atos 7:35

Está muito claro, não?

 

2. Porque é que o Senhor Jesus nunca Se recusou

a receber adoração Divina - Mateus 14:33 -

 mesmo depois de ter dito que Só YHWH pode

receber adoração Divina? -  Lucas 4:8 

 

Quem disse que Jesus recebeu adoração divina? Quando Jesus

estava na terra, pessoas prostravam-se perante ele para fazer uma

petição ou para prestar-lhe homenagem, e ele não as repreendia.

(Lu 5:12; Jo 9:38) Isto se dava porque era o Rei designado, o Rei

nomeado, conforme ele mesmo disse: “A majestade real de Deus

tem-se aproximado” (ED); 

“o reino de Deus se tem aproximado”. (NM; Mr 1:15) Jesus era o

herdeiro do trono de Davi, e, por isso, era legitimamente honrado

como rei. — Mt 21:9; Jo 12:13-15. 

Ajoelhar-se. As atitudes e posturas dos orientais em expressar

respeito uns aos outros, e especialmente ao fazerem uma petição

a alguém superior, eram muito parecidas às atitudes adotadas na

oração. 

Encontramos exemplos de alguém ajoelhar-se em súplica perante

outros. Não se fazia isso em adoração daquela pessoa, mas em

reconhecimento da posição ou do cargo dela, com profundo

respeito. — Mt 17:14; Mr 1:40; 10:17; 2Rs 1:13. 

MUITOS SERVOS DE DEUS PROSTRARAM-SE DIANTE DE HOMENS,

MAS DEUS NÃO TOMAVA ISSO COMO IDOLATRIA, ASSIM COMO

NÃO TOMOU NOS CASOS DE JESUS. 

A palavra "Proskyneo" que é usada pra traduzir como "adoração" a

Jesus em algumas passagens de entendimento um pouco mais

complicado, é traduzida de forma diferente em outras passagens

da bíblia Almeida quando se aplica a outros seres. 

Gen 23:7, 12.LXX diz que Abraão “prostrou-se” (PROSKINEO)

diante dos nativos, os filhos de Hete. Estava Abraão adorando a

estes? Esaú, diante de Jacó .Gen.33:3, 6, 7.LXX (Versão

Septuaginta Grega) Daniel diante de Nabucodonosor. Daniel

2:46,LXX. 

 

3. A diferença de hierarquia implica diferença de

natureza em todas as instâncias?

 

Em certos casos sim! Se você tem um deus formado por três pessoas co-iguais, lógicamente os três tem de receber a mesma "atenção",e possuir o mesmo poder. Não é isso que acontece no caso da trindade. É feito claramente uma distinção, até mesmo de personalidade, não só de hiérarquia. Enquanto o soberano YHWH exige devoção e se coloca acima de tudo e de todos, Jesus jamais teve a mesma postura, nem após ressucitado e glorificado, mas sempre, tudo o que ele teve foi dado e ordenado por YHWH, inclusive a coisa mais preciosa que alguém pode ter foilhe dado por YHWH, veja: 

“Por que assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.” João 5:26.

Então, é apenas uma questão de hiérarquia??? 

 

4. No Livro de Revelação o Pai e o Filho são alvo

de adoração por parte dos Anciãos  (Apocalipse

5:8). Mas o Senhor Jesus disse que só YHWH

pode ser adorado (Lucas 4:8). Pode uma

"criatura" receber adoração que só pertence a

YHWH?

 

Bom a resposta à apocalipse 5:8 já está na resposta a questão item 3. Mas não vou me esquivar e vou aproveitar pra responder o que está mais adiante, nos versículos 13 e 14, e que é mais complicado até que o citado no post.

Leia: Apocalipse 5:13-14 (Almeida Corrigida e fiel)

Observe que no texto de Apocalipse 4:10 uma pessoa está sentada no trono, da qual se diz que o cordeiro (Jesus) aproxima-se e tira o rolo de sua mão (Verso 7) , logo, o sentando no trono mencionado no versículo 10 do capítulo 4 não é Jesus, mas seu Pai, Jeová.

Primeiramente, lembre-se que a palavra proskyneo, quando relacionada ao Pai justifica a sua tradução por "adorar", mas aqui, tem um detalhe que não deve passar despercebido.

Observe no capítulo 5, os versos 8-12 e depois o 13-14.

Leia : Versículos 8-12 (Almeida Corrigida e fiel)

Observe que em dois momentos as quatro criaturas ou seres viventes e os anciãos e os anjos dignificam ao Cordeiro elogiando-o pelos méritos conquistados perante o Deus deles. Mas note que algo não foi mencionado.

Observe agora.

Versículos 13-14
E toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e todas as coisas neles, eu ouvi dizer: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, e a honra, e a glória, e o poderio para todo o sempre.” E as quatro criaturas viventes diziam: “Amém!” e os anciãos prostraram-se e adoraram.

Observe que a construção das frases são idênticas, a única coisa que muda é que na segunda ocorrência, Aquele que está sentado no Trono é mencionado, e assim se pode observar o motivo pelo qual na primeira frase ou visão celestial, não se menciona todos estes seres angélicos adorando ao Cordeiro, mas quando a frase se repete, e observa-se a presença do Pai, Aquele sentado no Trono, logo se entende os motivos pelos quais um ato de adoração é feito diante do Pai.

Simplesmente pelo fato de que esta adoração, que não é mencionada no versos 8-12, é direcionada Àquele que está sentado no trono nos versos 13-14 e não ao cordeiro.

Uma construção idêntica logo adiante em Apocalipse 7:10-12, faz uma nítida distinção entre "Deus" e o cordeiro Jesus, provando que a adoração é direcionada a "Deus".

A prova é clara, simples e fiel. Assim, observa-se que uma analise contextual prova que não se está adorando o Cordeiro, mas seu Pai, Yhwh.

Veja um outro texto Bíblico que ajuda a entender esta ocorrência.

Leia 1 Crônicas 29:20: "Então toda a congregação louvou ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o Senhor, e perante o rei." -Almeida revista e corrigida de 1969

E todos eles louvaram o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do SENHOR e diante do rei. -Nova versão internacional

No texto da Septuaginta está escrito: "prosekunhsan" o Senhor e o Rei."
Se a opção de traduzir proskyneo por "adorar" no texto acima, for admitida, então podemos concluir que Davi foi adorado junto do Senhor YHWH. Mas qualquer bíblico, porém, acredita que a adoração neste texto é dirigida a Deus unicamente, sendo que Davi recebe a honra de estar associado a Deus e assim receber reverência e honra, mas jamais adoração.

Observe que esta mesma palavra no hebraico, ( hxv ) "shachah" - (Strong) é usada em muitos outros textos sendo traduzida por adorar, adoração.

Poderíamos perguntar: Estaria Davi aqui, recebendo adoração junto de YHWH?

Da mesma forma, podemos entender de Apocalipse 5:13-14, uma construção mais simples do texto Bíblico, que mostra que a adoração é dirigida ao Pai, não a Jesus, isso sendo reforçado pelo fato de no verso de 8 e 12, onde o Cordeiro é mencionado sozinho, não se fazer referência a uma adoração, o que ocorre apenas ao se mencionar o Seu Deus e Pai, YHWH. 

 

Continua ... Avarez