6 PERGUNTAS SOBRE A "TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE"
6 PERGUNTAS SOBRE A "TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE"

O espírito santo é a terceira pessoa da trindade?

 

6 Perguntas sobre a terceira pessoa da trindade

 

1) Por que não se ora a ele nas escrituras?

2) Por que não se adora a ele nas escrituras? Ora, se existe mesmo um deus que é formado por 3 pessoas eternamente co-iguais, é de se esperar que os 3 recebam o mesmo louvor e atenção. Então por que o descaso nas escrituras quanto a se adorar ou orar ao espírito santo? Por que somente YHWH exige adoração para si?

3) Por que há tantas dúvidas, e não se pode provar de forma cabal que ele é realmente uma pessoa? (Personalização literária não serve pra provar a pessoalidade do espírito de Deus. É comum a Palavra de Deus personificar coisas que não são pessoas. Entre essas estão a sabedoria, o discernimento, o pecado, a morte e a benignidade imerecida. (Provérbios 8:1-9:6; Romanos 5:14, 17, 21; 6:12) O próprio Jesus disse que “a sabedoria é provada justa por todos os seus filhos”, ou por seus bons resultados. (Lucas 7:35) É evidente que a sabedoria não é uma pessoa que tem filhos literais.) Em 1 João 5:6-8, não só o espírito, mas também “a água e o sangue” são mencionados como ‘dando testemunho’. E há centenas de exemplos bíblicos mais sobre esse tipo de personificação. Portanto os textos em que há personificação literária do espírito santo, são insuficientes para provar que ele é realmente uma pessoa. Veja bem que ninguém tem dúvidas de que Deus (YHWH) e seu filho unigênito (Jesus), são dois seres literais e distintos, mas o mesmo não acontece com o espírito santo, como está sendo mostrado. Pense nisso.

4) Por que a bíblia nos informa o nome de Deus pai (YHWH) e do Messias (Jesus), mas não o nome do espírito santo? Ele é conhecido somente como o "espírito de Deus"? “Adoramos o que conhecemos”(João 4:22)... Podemos dizer que conhecemos a “terceira pessoa da trindade” se nem o seu nome sabemos?? O nome representa a pessoa: Salmo 20:1,5 Apoc. 3:12; 14:1; 22:4

5) Por que há uma clara hiérarquia onde o espírito santo está claramente abaixo de Deus? Além de ser enviado tanto por Deus e pelo filho (veja o que Jesus disse sobre ser "enviado" em João 13:16, e lembre-se, para o espírito santo não há a desculpa de "natureza humana"), ele ainda é claramente "dado" aos seres humanos pelo pai. Uma “pessoa” divina não pode ser dado ou outorgado pela outra pessoa divina. Se “o Espírito Santo” é co-igual com o Pai, Ele pode estar debaixo da Sua autoridade?

6) Por que ele é tão ausente em vários textos, muitos onde se cita Jesus e Deus triunfantes e unidos no mesmo propósito, e muitos onde a presença dele seria obrigatória pra magnificar a tal trindade? 

Pra ficar em apenas 3 exemplos, entre centenas que poderiam ser dados:

 Mateus 24:36 “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os ( 1 ) anjos dos céus, nem o ( 2 ) Filho, mas unicamente o ( 3 ) Pai. [Se houvesse uma terceira pessoa, com certeza deixar de mencioná-la para se mencionar os anjos, seria descabido, isso evidencia que no céu existem estas três classes, Deus Pai, Jesus e os anjos."] 

 Apocalipse 7:10 Só devemos a salvação a Deus e a Jesus Cristo segundo esse texto. 

Apocalipse 22:3 Por que só Deus e o cordeiro possuem trono?

Esses textos são exclusões notórias e onde fica ilógica e mais do que suspeita, a ausência de uma suposta terceira pessoa de uma divindade que é trina e co-igual!